
Sobre
Formando cidadãos com cultura, força e identidade.
O Instituto #EUSOUCAPOEIRA atua desde 2007, transformado vidas por meio da capoeira, alcançando mais de 1.000 alunos ao longo de seus 19 anos de existência. As atividades incluem aulas para crianças, adolescentes, adultos, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência (PCD), promovendo a inclusão, a valorização cultural e o desenvolvimento pessoal. Além da sede principal na QE 44/46 – Guará II, o Instituto coordena outros projetos sociais em diferentes regiões do Distrito Federal: Berimbau Solidário (Guará II), Somando com a Capoeira (São Sebastião), Roda Viva (Estrutural), Equipe Capoeira Kids (Asa Norte). Todos os projetos têm o mesmo propósito: promover inclusão, cultura, cidadania e transformação social através da capoeira e do esporte.

História
O projeto social surgiu com o intuito de oportunizar à comunidade do Guará, aulas gratuitas de capoeira, como uma ferramenta educacional e inclusiva, buscando o bem à saúde, modificando comportamentos e ajudando na formação e estrutura familiar, trazendo o processo de transformação social da identidade cultural, do resgate da cultura, da importância do negro e do índio, dispondo de um currículo que engloba várias culturas. Logo, a capoeira é imprescindível neste processo de incorporação, no âmbito escolar, de culturas oprimidas ou dominadas.
Após 02 (dois) anos realizando o projeto em uma quadra poliesportiva, fomos autorizados a desenvolver as atividades nas instalações do Centro de Ensino Fundamental 10 – CEF 10 do Guará II, dando continuidade ao projeto na comunidade da QE 46.
Na escola, foi obtido um ganho considerável de infraestrutura, dispondo de banheiros, bebedouros e um ambiente limpo. Com isso, o projeto teve um crescimento, possibilitando a realização de rodas mensais e a criação de 02 horários, segregados entre crianças e adultos.
O Projeto #EUSOUCAPOEIRA é um ponto de referência na comunidade da QE 44/46, no Guará II. Trabalhando com a capoeira para as crianças, adolescentes, adultos e PCD, foi iniciado em 2007 na quadra poliesportiva da QE 46 - Guará II e levou a capoeira para mais de 1000 alunos nestes 16 anos de existência. Em mais um passo na sua jornada de crescimento, em 2023 o projeto se transformou em INSTITUTO, entidade sem fins lucrativos, com sede em Brasília, objetivando a formação, inclusão, integração, valorização, preservação, diversidade e pluralismo, sendo a Capoeira a ferramenta principal.
Equipe
Onde estamos















